Revista Chrono
Uma publicação do micromundo.
  Últimas
Edição 01
De Volta à Casa Laranja
Nova Revista em PC
Luta Solitária
O Que Acontece em Pathros
Porto Claro com Justiça de Verdade
Momentos de Decisões
Iniciam as Candidaturas em Orage

Índice Geral [mostrar]

Links
Fagner JB. Portfólio
fastfeeds Blog com criticas
Bandas alemãs Notícias e downloads

 
25.10.05 • 12:00
PC: Sistema Operacional
Don Deiwytt

Esta semana a revista traz uma curta entrevista com duas pessoas influentes de Porto Claro. Gustave Lièban da Frente Plural, ministro do turismo, presidente do Grupo Lièban, além de editor da Revista Fato. E o ministro do desenvolvimento populacional, Alexandre Ribeiro do PRP. Discutindo sobre a política portoclarence, a participação da população e a manutenção do estado.

Revista Chrono O sistema político atual é eficaz?

Gustave Não vejo problemas no atual sistema que Porto Claro tem. Esse sistema apenas precisa ser "melhorado" no que for preciso. Digo isso porque inventar de fazer um novo sistema ia levar tempo, muitas coisas desnecessárias, sendo que toda essa vontade podia ser canalizada em outro projeto. Falando da eficácia do atual sistema: é, não há duvida. Quando eu andei defendendo primeiro-ministro eu apenas queria com aquilo uma "participação" maior da população, mas como esta não quer, ficar como está é bom, não há problemas quanto a eficácia não.

Alexandre Acho que é eficaz sim, pois ele é bem abrangente, nós temos os 3 poderes plenamente operantes, nunca se viu um senado tão inchado, e o executivo parece estar com fôlego para bastante trabalho... se ele fosse ineficaz, nada disso estaria acontecendo, e posso dizer que metade da população tem algum cargo político em nossa micronação, o que estimula a atividade...

chrono A baixa participação dos cidadãos portoclarense poderia ser resolvida com um sistema mais moderno?

Gustave Como falei na questão anterior. Não existe uma formula para tal, pois quem está em porto claro hoje e não faz muita coisa, é porque não pode mesmo. A população portoclarense é participativa. Agora, adotar um sistema mais moderno para isso não é muito bom não. Levaria apenas muito tempo desnecessário.

Alexandre Eu não acho que a participação é baixa. Ontem por exemplo (21/out) tivemos mais de 100 e-mails, e esses dias a média de mensagens está bem alta.

Mas atividade em lista nacional não serve para medir quem é ativo ou não.

Tem muita gente que é super-ativa fora da lista, como o Elias Branco, ele faz muita atividade que muita gente nem sequer toma notícia... Sem contar as outras listas também, como a lista do governo, a lista do senado... e a impressionante lista do então jornal "O Impacto", que chegava a ter mais emails que essas duas últimas listas juntas...

chrono Em quais pontos o sistema deixa a desejar?

Gustave Único ponto que pode ser ruim em um sistema presidencialista: a pessoa do presidente. Como é dado de direito poderes a ele, o presidente poderia ser "anti-ético" ao sancionar ou vetar uma lei, por puro interesse político ou pessoal. Esse é apenas um ponto, que varia de presidente para presidente.

Alexandre Bem, nem tudo é perfeito... estamos tentando melhorar o máximo possível em tudo, mas as vezes nem nós percebemos as falhas para poder consertá-las...

Ultimamente eu tive problemas querendo contratar um advogado, percebi que não há uma defensoria pública em Porto Claro... e isso faz falta... quanto ao legislativo, eu não sei o que está ocorrendo por lá, mas sei que eles devem estar trabalhando... Talvez o que falte seja a integração dos 3 poderes, pois eu vejo que hoje cada um, praticamente, trabalha em separado.

chrono Recentemente foi realizado o plebiscito onde os cidadãos de Porto Claro escolheram o voto nominal para senador, substituindo o atual voto partidário, você é a favor do voto nominal ou partidário para o senado?

Gustave Sou completamente a favor do voto nominal, e também direto: recebeu X votos, esses votos são dele e só dele.

Sou a favor por isso: imagine só, um cara é candidato a Senador que umas pessoas adoram ele... porém, o partido dele não é bem visto por essas mesmas pessoas... daí elas não votam porque sabem que será o partido os donos da cadeira. Não é justo. Ou quando o partido não sabe escolher seus senadores e isso não ajuda em nada a população.

Alexandre Eu sou a favor do voto nominal, mas não como ele está sendo feito agora... Eu preferiria que quem ganhasse mais votos era eleito, até todas as cadeiras serem preenchidas... e não o sistema "vote em 1, leve 2..."

Eu acho que não mudou tanta coisa assim com essa reforma, ainda é cedo para dizer...

O sistema portoclarense se mostra sim eficaz, a cada dia cresce a participação da população na Lista Nacional. Porto Claro mesmo tendo uma baixa população (entre 50 e 60, em comparação à Reunião e Sofia) possui um grande número de mensagens todo mês (acima de 1200).

Nenhuma micronação é perfeita e como tal Porto Claro tem seus problemas como a falta de defensoria pública e do sistema monetário, coisas que com certeza serão debatidas e analisadas pelo presidente.

O governo atual assumiu empolgado e mesclou bem experiência e juventude, mostrando que realmente quer o melhor para a nação.

Don Deiwytt

Marcadores: ,


NovoInicial
Comentários