Revista Chrono
Uma publicação do micromundo.
  Últimas
Lições da Especialista
Recepção e Retenção
Política etc
Vanguarda, Vanguarda!
Aos novos
Errata: "Direto do Beco: a grande sensação de Port...
O que pensa Lièban?
Fofoca na LN
Direto do Beco: a grande sensação de Porto Claro
Mais mudanças no ministeriado

Índice Geral [mostrar]

Links
Fagner JB. Portfólio
fastfeeds Blog com criticas
Bandas alemãs Notícias e downloads

 
3.12.06 • 14:26
Papos sobre o Governo
Gustave Lièban

O Artigo que está saindo hoje era pra ter saído semana passada. Infelizmente, por causa de problemas técnicos, não foi possível. Bem, eu planejei usar esse espaço para comentar sobre o Governo, o que estamos fazendo, o que vamos fazer, mas também outros assuntos (variante que está acontecendo no Cotidiano Nacional). Todo mês, até o fim do meu mandato, vou mandar um artigo com esse mesmo título “Papos sobre o Governo”. Será uma forma de comentar o governo para com os leitores, cidadãos de Porto Claro e até de outros países, para saber o que o Poder Executivo está fazendo.

Já estamos governando este país há 2 meses e iniciamos no último dia 1º de Dezembro nosso 3º mês, ou seja, quase metade do mandato. Em vários momentos surgiram reclamações, pedindo mais transparência do Governo. Realmente, uma falha que percebi no 1º mês (talvez a maior falha) foi justamente à falta de transparência. Ainda estava me acostumando com o cargo, e o Diretor da ANN no momento foi falho comigo e com a nação, o que fez a coisa ficar ainda mais “obscura”. Mas, o que será que o Governo fez nesse tempo? O que discutimos? O que planejamos? É isso que vamos conversar hoje aqui.

Começaremos pela Educação & Cultura. O Ministro Russo levou adiante um projeto que foi adotado no último Governo Ricardo Júnior, que percebi ser muito bom e quis continuar com ele. Daí os Cursos (do Ministério da Justiça) e agora o recente debate sobre formas de Governo (atendendo a pedidos de alguns setores do país que defendem um debate Presidencialismo X Parlamentarismo). Basicamente, nestes primeiros meses, o MEC buscou junto com MJ as estruturas para o que é hoje o Curso de Direto oferecido pelo Ministro da Justiça, Luiz Monteiro. Por sinal, com bastantes inscritos. E, juntamente com isso, o MEC e o Maison levaram convites para o Debate, e, felizmente, várias micros vão mandar representantes. Um ótimo evento que começará essa semana.

A Imigração voltou a ter sua normalidade. Depois das ausências constantes do Vice-Presidente Lucas Silva no cargo, acarretaram sua demissão. Durante as 2 semanas que fiquei interinamente no cargo, colocamos em ordem o Sistema, além de ter treinado a atual Ministra Carla Costa para assumir o cargo. De início no cargo, ainda se deparando com o novo Sistema, a Ministra foi conseguindo realizar a atividade, e, agora, está tranqüila no cargo, trabalhando, e até já especulando sobre novos projetos. Dentre eles está a preocupação, importantíssima por sinal, da atenção ao novo cidadão. Junto com o MEC, a Imigração estará elaborando um “Curso para cidadãos novos”, que será disponibilizado na UPC e que funcionará da maneira que o cidadão novo entra lá, lê o disponível, se informa de várias coisas em Porto Claro, o que o deixa muito mais tranqüilo com o nosso Cotidiano. Depois de “não-sucesso”, ou “não-continuísmo” nos antigos projetos de Tutoria, vamos tentar essa nova forma, que deve ser inaugurada no início do ano, já, que neste mês de dezembro, nossas atenções serão para elaborar o mesmo.

A Infra-Estrutura é uma área que está me trazendo muita alegria e tranqüilidade. Logo no início da nossa gestão, o Ministro Mitchel Bruno já atualizou as páginas de Porto Claro, o que, em outros termos, foi uma bela “limpeza” em nossos sítios (de certa forma deixou até mais bonita as nossas páginas). Além de ter solucionado vários Bugs nos Sistemas, o Ministro já deixou pronto o Censo, que será realizado este mês, e já está trabalhando no Sistema de Mensagens Oficiais, que deve ficar pronto até o início do ano, onde vamos começar a separação da Imigração. Este mês ainda, o Minfra vai disponibilizar os Sistemas para a realização de dois Plebiscitos (um sobre a pena de Expulsão, e outro sobre a mudança da LN para o Google Grupos e sua conseqüente abertura a público).

A Justiça está “existindo”, depois de mandatos inexistentes. Mas o mesmo MJ não está mais somente disponível para ser a “Polícia Nacional”. Obviamente o mesmo está sim preocupado com o cumprimento das Leis no país, mas, o que foi de grande importância para o enriquecimento da população, foi este curso inédito sobre os Processos Jurídicos em Porto Claro. Isso vai dar mais conhecimento a população de seus direitos e de como agir em momentos que precisar acionar o Judiciário. Sobre as críticas que recebo sobre o Ministro Luiz Monteiro, digo que o mesmo está fazendo seu trabalho em fazer valer as Leis (dever esse que seria de todos os cidadãos). Vale lembrar, também, que, se o mesmo ultrapassar o seu poder de Polícia, ele sabe que sua demissão está certa. É uma coisa que gostaria de deixar claro pára vários isso, o Ministro não está “sobre” a Lei, assim como ninguém está, e também não está fazendo isso.

As Relações Exteriores está fazendo, continuamente, seu trabalho excelente, dando a imagem de Porto Claro lá fora de nação amiga, e com uma política externa séria e estável. O Chanceler André Szytko continua buscando ajudar as outras micros com nossos Sistemas Tecnológicos, como a Imigração por exemplo. Até hoje, apenas Pathros recebeu nossa ajuda, mas, Sofia está para ser a outra micro a receber tal sistema.

No Turismo, depois de uma atuação inexistente do ex-Ministro Tiago Cunha, o mesmo ainda continua com pouco tímido (frente a Lista Nacional), com o Ministro Érico Borges. Mesmo meio quieto, o MinTUR está trabalhando para melhorar os Guias já feitos (principalmente o de Nouvelle Rouen), e também colocar todos no Site. O Ministro também está com contatos com o Senhor Enrique, morador da Guiana Francesa, para conseguir informações que possam originar mapas novos sobre Porto Claro. Além, claro, de estar iniciando o projeto de propaganda de Porto Claro em todo o micromundo.

Já os Esportes enfrentam um certo problema. Infelizmente o interesse populacional sobre as Ligas não surgiu, e estamos estudando a possibilidade de reformar alguns pontos do Projeto para que o MinESP não vire um Ministério figurativo. Esperamos que até o início do ano, o Ministério retorne novo e gerando atividade para o país.

Faltam algumas coisas para fazer? Claro. Muitas. O Programa de Governo está sendo cumprido, no entanto, como não estávamos com “base” para construir várias coisas no país, precisamos nos preocupar inicialmente com isso, para a partir disso conseguir realizar nosso Programa. Mas, estamos conseguindo. Apesar dos problemas, estamos trabalhando. Vários projetos estão em mente, mas, sobre eles gostaria de comentar em outro artigo, para não estender demais esse.

Finalizando, gostaria de agradecer a todos que torcem pelo sucesso dos nossos projetos. Agradecer pela ajuda que estão nos disponibilizando, e ver que várias coisas já estão acontecendo e participando do Cotidiano Nacional. Isso, sem dúvida, deixa não só a mim, mas todo o Governo, realizado.

Gustave Lièban
Presidente da República de Porto Claro

Marcadores: ,


NovoInicial
Comentários