Revista Chrono
Uma publicação do micromundo.
  Últimas
Memória e Poder
Política etc
Política etc
Política etc
Papo de final de ano sobre o Governo
Águas de Março
Política etc
Vanguarda! Vanguarda!
É Guerra!
Questão de Segurança Nacional

Índice Geral [mostrar]

Links
Fagner JB. Portfólio
fastfeeds Blog com criticas
Bandas alemãs Notícias e downloads

 
31.1.07 • 15:02
Política etc
Fabiano Carnevale

A nova configuração política de PC

A criação de um novo grande partido de centro-direita e a reaglutinação do campo progressista dentro da Frente Plural é a mais interessante movimentação política do país dos últimos anos. A aliança conservadora que se forma (e que vai unir o PSDN carnalmente e o PDL pontualmente) é uma reação direta ao processo de retomada da política promovida pela centro-esquerda no país.

Surgindo como um movimento oportunista para garantir legenda à reeleição do presidente, o P3D (que mais parece nome de software gerenciador de placa de vídeo) acaba de ser fundado, se declarando democrata, da diversidade e do desenvolvimento. É a nova face do centrismo desideologizado que volta e meia seduz os menos capacitados para o diálogo democrático.

A ironia é que o novo partido esvazia e se apropria do papel que o PSDN ocupava no cenário político. Vai restar ao velho partidão ser intestinalmente ligado ao P3D, formando uma espécie de federação informal. Vai voltar aos tempos da longa aliança com o PN, sendo que dessa vez caberá aos sociais-democratas o papel de coadjuvantes. No máximo, conseguirão uma "concertación" à moda de Porto Claro, mas os quadros do PSDN estão velhos e cansados...

O PDL deve seguir na sua trajetória azeda - fazendo acordos eleitorais pontuais com todos os partidos -, ainda que também tendam a perder espaço para o novo partido.

Com um projeto político divergente, surge uma rearticulação da centro-esquerda a partir da Frente Plural. A saída dos gustavistas, revitalizou o movimento. Depois de alguns meses numa disputa intensa entre significados e discursos, a saída do trio direitista demonstra a vivacidade do movimento. Mesmo em minoria internamente, conseguimos resgatar o espírito rebelde dos primeiros dias da FP. A partir de divergências pontuais, reconquistamos o espaço de discussão interna a partir da consistência de nossas colocações e pela irrefutabilidade dos fatos apresentados.

O reconhecimento desta reconquista vem acompanhado do amadurecimento de uma aproximação entre a esquerda da FP, o PSL de Edson Veloso e a quase mítica presença de Rafael Braga, para a disputa eleitoral e mais além, para formar uma nova frente de debates e proposições progressistas.

É um momento sui generis. Quem for ativo, verá...

PSCJ?

Dois dos três juízes da Suprema Corte de Justiça assinam o manifesto de fundação do novo partido. É ruim para a democracia, péssimo para a Justiça e temerário para a sociedade que toda a SCJ esteja envolvida em movimentos partidários.

Adamastor, o burocrata

Adamastor está empolgado como poucas vezes antes e até já comprou um botton do novo partido.

Tia Fátima, a professorinha

Tia Fátima está encontrando dificuldades para compreender algumas pérolas do gustavo-azizismo no manifesto do P3D. Ela não sabe explicar o que os çábios quiseram dizer quando afirmaram que "Porto Claro é maior que questões partidárias pessoais". Não sabe se estavam dizendo que partidos são pessoais ou que as pessoas são partidárias. Para quem se diz cansado de ambiguidades, o novo partido já começa em crise.

Fabiano Carnevale
é o Presidente do Senado de Porto Claro

Marcadores: ,


NovoInicial
Comentários