Revista Chrono
Uma publicação do micromundo.
  Últimas
Política etc
Vanguarda! Vanguarda!
É Guerra!
Questão de Segurança Nacional
Quem Acredita em Alexandre Carvalho?
Política etc
O Valor de uma Vontade
Lições da Especialista
Gestos e Posturas
Política etc

Índice Geral [mostrar]

Links
Fagner JB. Portfólio
fastfeeds Blog com criticas
Bandas alemãs Notícias e downloads

 
23.12.06 • 19:42
Águas de Março
Augusto Júnior

Passaram-se 3 meses desde a posse de Gustave Lièban no Palácio Diamante, crises, realizações, surpresas boas e ruins já passaram por aqueles corredores. Talvez intimamente, sem que ninguém saiba, Gustave já pense na reeleição. Provavelmente já trabalha e articula ela mas com alguns percalços não enfrentados no primeiro pleito: a possibilidade de pelo menos um adversário e a briga na Frente Plural.

Todos sabem (ou deveriam saber) que as relações Carnevale-Lièban estão bastante estremecidas. Até onde sei, os dois nem mais se falam, fato que pode causar um grande mau estar em fins de janeiro-início de fevereiro, quando as candidaturas serão oficializadas para a corrida presidencial. É evidente que o Presidente do Senado não apoiará a reeleição do Presidente e fará de tudo para que a FP indique outro nome. Talvez more aí o calcanhar-de-Aquiles de Fabiano: não há alguém na FP que tenha tanta força política, no momento, quanto Gustave Lièban. Jovem, com vontade de fazer, personalidade própria, é o grande nome da política do país e deve ser reeleito, caso consiga sair candidato.

Há sempre a possibilidade do, já prenunciado por alguns, "racha" dentro do partido. Com alguns ajustes dentro do partido, Lièban tem agora a maioria para sua reeleição e poderia ser sim candidato mas o desgaste provocado pelas constantes brigas podem ter mudado o pensamento do Presidente com relação à sua saída do Partido.

Para incrementar o cenário político do primeiro semestre de 2007, há o crescimento (tanto como pessoas, como homens públicos e como iniciativa privada) de dois nomes: Mitchel Bruno e Edson Veloso fazem um grande trabalho em suas respectivas áreas e são pessoas com a possibilidade de enfrentar Lièban de frente. Sempre me questionei como seria a atitude do Presidente num debate; senti falta da discussão de idéia quando ele foi eleito, pois o debate sadio somente engrandece o homem e o faz refletir sobre suas idéias e talvez mudar de opinião em certos aspectos. Agregar possibilidades é uma habilidade difícil de ser conquistada, principalmente quando não é praticada.

Separadamente podemos dizer: Mitchel, grande Senador, sempre com discussões de alto nível, além de Ministro da Infra-Estrutura impecável, sempre atento aos questionamentos da população e dos Ministros. teve a grande idéia de criar um blog com suas idéias e para fazer uma "mini prestação de contas" com seus eleitores. Edson, Senador que luta por seus ideais, praticamente leva o PSL nas costas, e tem vários projetos para Porto Claro.

Mitchel leva vantagem talvez por ter o apoio do PSDN, enquanto Veloso só conseguiria se eleger com alguma aliança.

Estamos a dois meses das candidaturas então é importante ficar de olho no movimento de bastidores. Muita coisa acontece internamente, nas listas dos partidos, MSN, Skye e conversas pessoais do que pode se imaginar. Fica aqui a esperança que Porto Claro tenha realmente um debate de idéia para que todos nós possamos ser "abastados" de dúvidas para decidirmos o melhor para os próximos seis meses. Março tá longe? Que nada... Não foi ontem que o Gustave desfilou e discursou na posse?

Augusto Júnior
Diretor do INDOC-PC

Marcadores: ,


NovoInicial
Comentários